Professora lança livro e doa exemplares ao Hospital do Câncer

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Na noite dessa segunda-feira (04/04), com o apoio da Academia Patrocinense de Letras (APL) a professora Hedmar de Oliveira Ferreira, Drª em História e Cultura, fez o lançamento do livro “Colégio Dom Lustosa História da Educação Católica Masculina em Patrocínio”.  Todo o material que contextualiza o livro, fotos e documentos foram reunidos durante 10 anos e compreende relatos entre os anos de 1927 a 1962, ano em que os padres deixaram a direção da instituição de ensino, quando passou a escola estadual de ensino Dom Lustosa. “Durante esse período, diversos lideres políticos da cidade e região estudaram no colégio de padres, o que também contribuiu para o crescimento econômico do município”, salientou Hedmar Oliveira durante sua explanação.

O evento foi realizado no Plenário do Legislativo Municipal e contou com a presença de autoridades, do presidente da ALP Luiz Antônio Costa, da presidente da Câmara Marli de Souza Ávila, diretores, colaboradores e voluntários do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, amigos e parentes da escritora além de representantes da imprensa local. Por decisão de Hedmar de Oliveira 100 exemplares do livro foram  destinados ao Hospital do Câncer de Patrocínio que, serão comercializados pela instituição de saúde.  A cerimônia foi animada por um grupo de músicos do Conservatório Municipal de Música.

Histórico

O Ginásio “Dom Lustosa” dirigido pelos padres dos Sagrados Corações, responsáveis pela educação católica masculina, atuou como processo de recristianização da sociedade e contribuiu para a ampliação da rede católica de colégios. Responsáveis pela formação dentro dos moldes ultramontanos de pessoas de renome na sociedade patrocinense e região, ainda hoje nos deixa bem viva a sua memória no prédio situado na Rua Afonso Pena, no fundo da Matriz, em Patrocínio. O currículo, os programas, os conteúdos, o prédio, a seleção, os exames, a disciplina, enfim, o “Dom Lustosa” tinha em sua essência, um grande objetivo: distinguir pela cultura, um determinado grupo social.

Fizeram uso da palavra o atual presidente da Academia Patrocinense de Letras, Luiz Antônio Costa; o diretor da Escola Estadual Dom Lustosa, Alvimar de Souza Costa; a Presidente da Câmara Municipal vereadora Marly Fátima de Souza Ávila e a autora Hedmar de Oliveira Ferreira. Hedmar é Doutora pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Franca/ SP; lecionou História Medieval e Moderna, 27 anos na FAFI, hoje UNICERP – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, onde ocupou os cargos de secretária, coordenadora do curso de História e professora no Programa de Pós-Graduação em História. Exerceu o cargo de Superintendente Regional de Ensino, de 1999 a 2008. Membro do Conselho Editorial Interno da Revista Athos e Ethos e do Conselho Consultivo da revista cadernos da FUCAMP e é membra da Academia Patrocinense de Letras. Tem diversos artigos e livros, priorizando os eixos temáticos história/educação/mulheres/gênero e manifestações culturais populares, que se encontram veiculados em livros e revistas. Autora do Livro Colégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio – Um instrumento de educação feminina na zona do Alto Paranaíba em Minas Gerais/ 1928-1950. Orientou e conduziu pesquisas, monografias, coordenou seminários, participando de conferências e debates em congressos. Ao lado das atividades acadêmicas e educacionais, participa também do conjunto de nossa vida política e cultural.

Agradecimento

Em nome de toda a diretoria do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” Thiago Miranda de Oliveira agradece a todos que contribuíram para esse lançamento, como a Academia Patrocinense de Letras, Conservatório Municipal de Música e em especial a professora Hedmar de Oliveira Ferreira, pela doação dos 100 exemplares do livro lançado.

Luiz Cabral/ASCOMHCP/Fotos PatrocinioVip