Novembro Azul realizou mais de 280 exames de PSA

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

O Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” continua a campanha do “Novembro Azul” até o final desse mês, ministrando palestras sobre a importância dos exames preventivos para casos do câncer de próstata. No chamado dia D, realizado no último dia 18 desse mês, onde foi colhido material para exames de PSA Total em 283 homens que compareceram a unidade de saúde, informa a gestora da unidade de saúde Andréia de Almeida.

“Desse total, apenas 20 apresentaram alterações entre 2,5 a 5 e esses foram chamados para novos exames que foram colhidos nessa sexta-feira”, afirma Andreia. Ela salienta ainda que, entre os 20 resultados apenas 2 apresentaram alterações acima de 5, sendo que o limite preconizado pelo Ministério da Saúde é de 4. Disse também que todos os 20 homens que apresentaram alterações estão acima dos 60 anos. “A partir do resultado desse segundo exame de PSA Total é que vai determinar os procedimentos ou tratamentos a que poderão ser submetidos os homens que apresentaram alguma alteração”, argumenta Andreia Almeida.

Campanha

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata, através de exames preventivos. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens.

Obs: As fotos abaixo são de algumas palestras ministradas pela enfermeira oncológica Meyre Inácio, atendendo a solicitação na cidade e zona rural da cidade.

Luiz Cabral/ASCOMHCP