Hospital do Câncer e Associação Américas Amigas entregam Unidade Móvel à comunidade

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Nesse 18 de novembro a direção do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” em parceria com a Associação Américas Amigas, apresentará a Unidade Móvel de Mamografia e Papanicolau à comunidade de Patrocínio e região. Em comemoração à ocasião, uma carreata, que percorrerá as principais avenidas da cidade, terá início às 13:00 horas, com saída da garagem da empresa Expresso União.   Segundo informações da direção da unidade de saúde o itinerário a ser percorrido é Avenida Rui Barbosa, Avenida Faria Pereira até a rotatória da Avenida Marciano Pires. Retornando pela Faria Pereira a carreata seguirá até o trevo de acesso a MG 230, retornará pela mesma via até à Avenida João Alves do Nascimento e seguirá por ela até à Avenida Terezinha Liria Lassi Capuano, tendo como ponto final o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde será realizada uma cerimônia de agradecimento.

Na oportunidade, representantes da comunidade, autoridades municipais, estaduais e federais serão recepcionadas e em nome do Hospital do Câncer pessoas, empresas e entidades que contribuíram para a realização desse grande sonho receberão placas e troféus de agradecimento. Será também lembrada a generosa doação da família Constantino de Oliveira, que contribuiu enormemente para a realização deste projeto em prol da detecção precoce do câncer de mama. O prefeito Lucas Siqueira, a presidente e a fundadora honorária da Associação Américas Amigas, Francisca de Paula Harley e Barbara Sobel, além do representante do empresário Constantino de Oliveira e o presidente de honra do hospital Dr. Ocacyr de Siqueira, entre outras autoridades estarão presentes à cerimônia.

Conquista

Segundo João Batista Caixeta Silva, presidente do hospital de Patrocínio “pessoas, entidades e empresas tiveram uma participação impar para essa grande conquista, que permitirá a realização de exames preventivos de mama e papanicolau na zona rural e outros 30 municípios da região de Patrocínio”. Caixeta acredita que com os exames preventivos o número de pacientes atualmente atendidos deverá triplicar em curto espaço de tempo. Por isso salienta a necessidade do credenciamento do hospital ao Sistema Único de Saúde (SUS), para auxiliar na cobertura dos gastos com o projeto.

“Agradecemos à diretoria da Américas Amigas pela doação dos recursos que permitiram a compra do mamógrafo digital de ultima geração e o treinamento das profissionais de saúde que operarão e gerenciarão o serviço. Agradecemos também ao empresário Constantino de Oliveira, pela doação que possibilitou a compra da carreta, transformada em uma unidade móvel pela empresa Lamboo do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) e ainda à Secretaria de Estado da Saúde, que por meio do então superintendente financeiro Eustáquio Amaral liberou cerca R$ 485.000,00 para a transformação da carreta em unidade móvel. Por fim agradecemos ao Rotary Clube Internacional” pelo apoio e auxílio financeiro, adiantou João Batista Caixeta da Silva. De acordo com Francisca de Paula Harley, a Américas Amigas se sente honrada em encerrar a campanha “Outubro Rosa 2015” com chave de ouro entregando o Mamamóvel à região de Patrocínio. “Esta é mais uma importante conquista da Américas Amigas e um grande passo para redução dos índices de mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras, especialmente as que residem em Minas Gerais.”

Américas Amigas

A Américas Amigas surgiu em 2009 pela união de mulheres amigas que tinham como objetivo reduzir as taxas de mortalidade entre as mulheres brasileiras, decorrentes da detecção da doença já em estágio avançado. A missão da Américas Amigas é promover doação de mamógrafos, iniciativas de conscientização da doença e facilitar o acesso ao exame de mamografia, principalmente, na população de baixa renda, com ênfase também na prevenção, detecção precoce e diagnóstico completo.

Ao longo de seis anos, a Américas Amigas já realizou mais de 320 mil exames, captou recursos para a compra de 23 mamógrafos (incluindo um enviado para o Navio Hospitalar da Marinha no Brasil que garantiu atendimento às comunidades ribeirinhas do Acre), oito Sistemas de Mamografia Computadorizada (CRs), uma Mesa de Estereotaxia, além de promover cursos de Capacitação em Laudo de Mamografia e Ultrassom de Mama, Aperfeiçoamento em Mamografia e Gerência em Prevenção do Câncer de Mama com Ênfase em Qualidade.

Pronunciamento

A cerimônia, que será realizada no Núcleo de Práticas Jurídicas do UNICERP, está prevista para ter início às 14:30. Estão previstos os pronunciamentos do presidente do Hospital do Câncer, João Batista Caixeta Silva, da presidente da Américas Amigas, Francisca de Paula Harley e do prefeito Lucas Siqueira. Em seguida as placas e troféus de agradecimento do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” serão entregues aos homenageados.

Luiz Cabral/ASCOMHCP

 

Notícias relacionadas

Comunidade de S.J. da Serra Negra entrega doações... O presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” Thiago Miranda de Oliveira, atendeu a convite da direção e da apresentadora Mar...
Grupo de Corrida faz doação ao Hospital do Câncer... A diretoria do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” recebeu na sexta-feira (02/10) a doação de 260 litros de leite integral. A doaçã...
Rockbikers entregam doações ao Hospital do Câncer... No última dia 23 de setembro, três representantes do Grupo de Ciclismo Rockbikers fizeram uma visita ao Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Fig...
Mesmo diante de tragédia garota faz doação de cabe... No dia 1º desse mês o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” recebeu a visita de Vânia Helena Pereira Mendonça que, na oportunidade, a...