Exames de PSA a preços especiais nessa quarta-feira

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Em comemoração ao “Novembro Azul”, quando todos os anos instituições de saúde, entidades e órgãos envolvidos na melhoria da saúde do homem, intensificam as campanhas em todas as mídias sociais e órgãos de imprensa em geral, buscando conscientizar a todos os homens com mais de 40 a 45 anos a fazerem os exames preventivos contra o câncer de próstata.

Entre 07 às 17 horas dessa quarta-feira o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, estará colhendo amostras de sangue de homens na faixa etária para exames de PSA que, pode detectar alterações na próstata e assim, realizar outros exames que podem comprovar ou não qualquer incidência de câncer no órgão, que mata 13 mil homens por ano no Brasil. O câncer de próstata é silencioso e pode levar até 15 anos para crescer apenas um centímetro apenas.

O laboratório do Hospital do Câncer vai cobrar o preço de R$ 15,00 reais por exame que, ano passado recebeu no dia da campanha cerca de 400 homens que colherem o material e fizeram os exames de PSA. A expectativa é de que o número desse ano possa superar os 500 homens atendidos nessa quarta-feira dia 25 de novembro. Os exames de PSA que são feitos fora de Patrocínio deverão estar prontos dentro de 5 dias e no caso de qualquer alteração a será devidamente comunicada para novos exames.

Palestras

O câncer de próstata vem sendo tratado em várias palestras ministradas pela enfermeira Fernanda Silva, formada em oncologia clinica e funcionária do Hospital do Câncer de Patrocínio. Nessa segunda-feira a palestra foi levada até a comunidade de Córrego da Mata e ministrada no barracão sede do Conselho de Desenvolvimento Comunitário. O convite foi feito pelo seu presidente Anderson Rodrigues de Souza (foto), sargento aposentado do Corpo de Bombeiros Militar.

Devido a forte chuva que caiu noite passada na cidade e naquela região, poucos produtores rurais puderam comparecer. Contudo, segundo o presidente Sargento Anderson de Souza, outra data será agendada devido à importância das informações que foram repassadas para os presentes sobre o câncer de próstata. Para essa semana, a mesma palestra será ministrada pela enfermeira Fernanda Silva na vizinha cidade de Serra do Salitre a convite da COOPA e será ministrada no Sindicato Rural daquele município a partir das 19:30 minutos aberto a todos os interessados nessa quarta-feira. Na quinta-feira o trabalho será realizado no Centro Comunitário da comunidade rural de São Benedito também as 19:30 minutos.

Luiz Cabral/ASCOMHCP

Notícias relacionadas

Carreta Mama-Móvel do Hospital do Câncer de Patroc... Já acontece na prática o atendimento pela Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, a toda a Região do Alto Paranaíba, ...
CAP irá doar ao HC Patrocínio parte da renda do jo... Patrocinense vai repetir gesto solidário também nos próximos anos sempre que houver confronto contra um grande da capital O jogo CAP x Cruzeiro, no d...
Vídeo motiva dona de casa a fazer doação A dona de casa Sílvia Helena Nunes Araújo, esteve no Hospital do Câncer “Dr. José Figueiredo” nessa terça-feira, dia 10, oportunidade, em que fez a do...