Médica do HC Patrocínio participa de congresso nacional sobre prevenção do câncer de colo do útero

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

A ginecologista e mastologista Dra. Marcela Rosa Dias, integrante do corpo clínico do Hospital do Câncer de Patrocínio, participou entre os dias 18 e 20 de setembro do Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, realizado em Goiânia (GO). O evento reuniu mais de mil participantes e cerca de 50 palestrantes nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais encontros da área no país.

Durante o congresso, foram discutidos avanços no diagnóstico e tratamento de doenças da vulva, vagina e colo do útero, além de atualizações sobre infecções de difícil tratamento e infecções sexualmente transmissíveis. Um dos destaques foi o anúncio da mudança no modelo de rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil, que deve ser implantado em breve.

Segundo a Dra. Marcela, a novidade promete maior eficiência na prevenção. “Hoje o rastreamento é feito pelo exame Papanicolau, que precisa ser repetido periodicamente. Agora, o Ministério da Saúde deve adotar a genotipagem do HPV de alto risco, um teste mais sensível, semelhante a um PCR. Se o resultado não detectar o vírus, a paciente só precisará repetir o exame em cinco anos”, explicou.

A médica destacou ainda a relevância da atualização profissional para o atendimento às pacientes do HC Patrocínio. “Participar desse congresso nos mantém conectados ao que há de mais moderno e eficaz em rastreamento e prevenção. Essa transição de modelo representa um grande avanço para a saúde das mulheres no Brasil”, afirmou.

Com temas que vão da vacinação à inovação em métodos diagnósticos, o congresso reforçou o compromisso dos especialistas em eliminar o câncer de colo de útero como um problema de saúde pública no país.

André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio