História do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”
Nossa história é a prova de que união e perseverança podem mudar a vida das pessoas. Em 1990, os médicos José Figueiredo e Ocacyr de Siqueira idealizaram construir um hospital de câncer para atender de graça pacientes de Patrocínio e região.
Em 25 de junho de 2002 o sonho se tornou realidade e o Hospital foi fundado. Infelizmente, o Dr. José Figueiredo já havia falecido e é em homenagem a ele que o hospital recebe esse nome. Já o Dr. Ocacyr foi fundamental para a concretização desse sonho e teve papel fundamental no sucesso do hospital. Ele faleceu em 2019, mas está imortalizado na história do tratamento oncológico de Minas Gerais.
Em 05 de julho de 2011 o hospital abriu as portas para o primeiro atendimento e desde então trabalha intensamente para oferecer atendimento oncológico eficiente e, principalmente, humanizado.
Em 2015, o Hospital do Câncer deu início a um trabalho preventivo de câncer de mama que também tem o dom de salvar vidas. Através do Sr. Nenê Constanino (do Expresso União e da Gol) e da entidade Américas Amigas, o HC passou a oferecer exames gratuitos de mamografia a mulheres de 50 a 69 anos da região e até de outros estados brasileiros por meio da Carreta Mama-Móvel. De 2016 a 2022 foram visitados 50 municípios brasileiros com mais de 28.500 exames realizados!
Já em junho de 2020 começou a terraplanagem do terreno para o início das obras da sede própria do HC, que será a primeira unidade do Hospital de Amor de Barretos em Minas Gerais, uma parceria que é outra grande conquista do hospital.
São duas obras em andamento: o Instituto de Prevenção Júlia do Prado que está sendo construído com 100% de recursos destinados pelo Deputado Federal Weliton Prado, o parlamentar que mais destinou verbas para o hospital. Esta unidade de prevenção já está paga com os recursos obtidos pelo deputado, inclusive para os equipamentos. A segunda obra em andamento é o Hospital Geral, que também conta com recursos de emendas de Weliton Prado e das doações e eventos em prol da causa.
Outra excelente notícia veio em 20 de agosto de 2021 quando foi publicada portaria pelo Ministério da Saúde concedendo habilitação ao Hospital Santa Casa de Patrocínio como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Na prática, a Portaria realiza o sonho antigo do atendimento pelo SUS dos pacientes do Hospital do Câncer de Patrocínio.
O Hospital do Câncer de Patrocínio tem proporcionado aos pacientes um diagnóstico rápido, tratamento oncológico humanizado gratuito, evitando assim o deslocamento dos mesmos para outros municípios distantes.
Conta com médicos oncologistas de três diferentes especialidades, setores de enfermagem, farmácia, psicologia e nutrição, um laboratório que realiza os exames dos pacientes e da comunidade além de uma equipe administrativa e de recepção sempre pronta a esclarecer quaisquer dúvidas.
Atualmente, atende mais de 900 pacientes gratuitamente com consultas, exames, cirurgias, medicações, doações de alimentos, doações de fraldas e assistência psicológica.
Estatuto: