No dia 1º desse mês o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” recebeu a visita de Vânia Helena Pereira Mendonça que, na oportunidade, acompanhava a filha Marcela Pereira de Carvalho de 11 anos, aluna do 5º ano do Colégio Atenas e que pretende cursar medicina. Ela esteve na unidade de saúde acompanhada da mãe, do irmão Gustavo de cinco anos e da prima Kassia Barbara de Mendonça, para fazer a doação do cabelo que tinha cortado unicamente com esse objetivo. Em meados do mês passado Marcela manifestou à mãe, a vontade de cortar os cabelos e fazer a doação. Porém como toca piano desde os 4 anos, participaria de um concurso realizado em Uberlândia entre 28 a 30 de outubro pelo Conservatório Cora Pavan Capparelli, onde conquistou o 3º lugar.
Trauma
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”, diz o livro de Provérbios 19:21 – A mãe Vânia argumentou com a filha Marcela que deixasse para cortar os cabelos depois da sua participação no concurso em Uberlândia. Mais a filha insistia no propósito de cortar o cabelo e doar para o Hospital do Câncer. A mãe então sugeriu que a mesma falasse com o pai Marcelo Donizete de Carvalho Mendonça, sobre se cortava ou não o cabelo antes da apresentação.
Tragédia
Mãe, filha e demais familiares foram pegos de surpresa na noite do último dia 22 de outubro com a noticia de que Marcelo teria se envolvido em um acidente automobilístico na MG-230 e morrido na hora ao ser atropelado, segundo informações, por um veículo Pálio, conduzido por um vizinho de uma propriedade rural da família na comunidade de Tejuco. Marcelo Mendonça de 43 anos voltava para a casa conduzindo a moto Honda Bross, quando se desequilibrou e acabou sendo atropelado pelo veículo Pálio que seguia no sentido contrário Patrocínio/Tejuco. Todos, familiares, amigos e conhecidos foram pegos de surpresa e pasmos com a trágica noticia. Contudo, Marcela sofreu muito com a perca do pai tão precocemente, ficou inconsolável com o fato do mesmo não poder vê-la com os cabelos cortados para a doação.
Porém mesmo diante da perca trágica do pai, que foi sepultado no domingo dia 23 de outubro, a mãe imaginava que ela suspenderia a sua participação no concurso de piano em Uberlândia. Questionada, ela salientou que participaria pelo pai, o que foi feito conseguindo a terceira colocação. Manteve também a decisão de cortar e doar os cabelos o que aconteceu no primeiro dia desse mês, conta a mãe emocionada.
Marcelo Donizete Mendonça era Técnico Agrícola e cursava o 6º período de Agronomia do UNICERP, era de uma família conhecida na cidade e que possui uma propriedade rural nas proximidades do Posto e Restaurante Tejuco. Marcelo e os demais familiares já tinham passado pela perca do pai e outro irmão vítimas fatais de acidentes automobilísticos distintos. Ele deixou a esposa Vânia, os filhos Marcela e Gustavo (foto), a mãe Valda, irmão e irmãs. Toda a diretoria, colaboradores, voluntários e pacientes do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” se sentem sensibilizados com a perca da garota Marcela e demais familiares e se solidarizam com todos. E diante de tanta perseverança e determinação não tem dúvidas de que dentro em breve receberão, no tempo certo, o convite de formatura da futura Drª Marcela Pereira de Carvalho Mendonça.
Luiz Cabral/ASCOMHCP