Lançadas pedras fundamentais da construção da sede do HC Patrocínio e Instituto de Prevenção ‘Júlia do Prado’

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Na última sexta-feira (05/11/21) o Hospital do Câncer de Patrocínio e a Fundação PIO XII, mantenedora do Hospital de Amor Barretos, realizaram um grande evento para celebrar a construção da futura sede própria do HC Patrocínio e do Instituto de Prevenção “Julia do Prado”.

Impossibilitadas de realizarem a cerimônia quando do início das obras por conta da pandemia, o lançamento das pedras fundamentais foi feito neste momento para celebrar o forte simbolismo destas construções, homenagear pessoas importantes neste processo e reafirmar a importância de que todos sigam colaborando.

O evento contou com as presenças do presidente do HC Thiago Miranda de Oliveira, do Presidente da Fundação PIO XII Henrique Prata, do prefeito Deiró Marra, dos deputados federais Weliton Prado e Greyce Elias, do deputado estadual Elismar Prado, do gerente regional de Saúde de Uberlândia Marcelo Ferreira (representando o secretário de estado da Saúde Dr. Fábio Baccheretti), outras autoridades locais e regionais, famílias dos homenageados, pacientes, diretores e equipe do hospital, imprensa e demais convidados.

“Essa obra é uma verdadeira revolução que acontece graças a todos vocês que estão ajudando a transformar esse sonho em realidade. Também só é possível por termos encontrado em nosso caminho o Henrique Prata, cujo relacionamento para mim tem sido uma verdadeira faculdade pelo conhecimento adquirido com ele”, disse Thiago Miranda.

“É muito importante que Minas tenha um olhar para esse projeto porque dará condições do paciente ter aqui tratamento com começo, meio e fim. Essa é a grande diferença e por isso o empenho de toda sociedade é tão importante. Por isso fiz essa parceria com Patrocínio e estou comprometido com o Thiago Miranda que vai fazer aqui a mesma ‘receita de bolo’ de Barretos, com os mesmos princípios e compromissos”, falou Henrique Prata.

Durante o evento foram feitas homenagens com entregas de placas às famílias dos idealizadores do HC Dr. Ocacyr de Siqueira e Dr. José Figueiredo, às famílias Aguiar Cardoso Naves (que doou o terreno), Constantino de Oliveira (sempre parceira do hospital) e ao prefeito Deiró Marra (pelo total apoio, inclusive, tendo realizado a terraplanagem do terreno). O Hospital de Amor ainda homenageou o deputado Weliton Prado, que viabilizou os recursos para o Instituto e é o parlamentar que mais destinou verbas para o HC até agora.

Ao final, foram enterrados materiais alusivos à obra (como o projeto arquitetônico, um pergaminho contando a história do local e da solenidade, entre outros objetos) e a bênção do padre Geraldo Magela de Almeida finalizou o evento que contou com grande público.

A unidade “Júlia do Prado” atenderá, com estrutura moderna e equipamentos de última geração, a prevenção do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos e colo de útero de 25 a 64 anos. A previsão do término das obras e início dos atendimentos é outubro de 2022. Já a previsão da entrega da primeira fase das obras do Hospital de Câncer Patrocínio, que será a primeira unidade do Hospital de Amor em Minas Gerais, é no ano de 2023.

(André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio)