… Artigo publicado em 16/08/2022
O Hospital AC Camargo, há quase 70 anos entidade de excelência no tratamento do câncer em São Paulo, deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano. A instituição decidiu não renovar o contrato com a prefeitura. O hospital disse que a medida faz parte de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS para consultas, procedimentos e cirurgias, “que ameaça diretamente a existência da Instituição.”
Fundado em 1953, o hospital é mantido pela Fundação Antônio Prudente e recebe pacientes da rede particular e pública. O AC Camargo é uma das maiores referências em tratamento oncológico da América Latina e essa atitude da instituição serve de alerta sobre o quanto o Hospital do Câncer de Patrocínio precisa continuar contando com o apoio da comunidade local e da região para seguir atendendo os pacientes gratuitamente e com excelência.
Desde o segundo semestre do ano passado o HC Patrocínio conta com recursos do Sistema Único de Saúde, após a habilitação oncológica do parceiro Hospital Santa Casa autorizada pelo Ministério da Saúde. Porém, como acontece com o AC Camargo, a tabela SUS tem uma grande defasagem entre os custos dos tratamentos e o que é repassado para o HC Patrocínio pelo Governo Federal. Apenas em torno de 30% dos custos dos tratamentos são cobertos pelo Governo e o hospital precisa arcar com os 70% restantes.
“A defasagem em relação à tabela SUS é muito grande e essa notícia do AC Camargo serve de exemplo, ou seja, mesmo habilitados, precisamos seguir contando com a ajuda da sociedade de Patrocínio e região com doações, pois os custos são altíssimos. É com essa união de pessoas que tratamos os pacientes de câncer de forma gratuita”, explica o Presidente Thiago Miranda de Oliveira.
.
.
(André Luiz Costa / Comunicação HC Patrocínio com G1 | Foto: Agência Brasil)