O Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” recebeu nessa quinta-feira, via Correios, uma substancial mecha de cabelo da cidade de Carmo do Paranaíba. A matéria prima utilizada na confecção de perucas foi enviada a unidade de saúde pela jovem Alexia de Oliveira Baptista de 21 anos (foto), moradora da cidade de Carmo do Paranaíba. Alexia é auxiliar administrativa e cursa Administração de Empresas na UNIPAM em Patos de Minas.
Segundo a jovem essa foi à primeira vez que fez tipo de doação, atendendo uma vontade que nutria já algum tempo. “O objetivo é que essa doação seja útil para algum paciente e que de alguma forma, possa contribuir para sua alegria, mesmo que passando por momentos difíceis”, salienta a estudante. Ela afirmou ainda, que perdeu uma tia com a doença a cerca de 4 meses, mas que o fato não teria influenciado em sua decisão de fazer a doação. “Meu cabelo cresce muito em pouco tempo e resolvi cortar e fazer a doação essa semana”, ressalta Alexia.
Toda doação de cabelo que chega ao Hospital do Câncer de Patrocínio é encaminhada para a tecelagem “Fio da Alegria”, situada na cidade paulista de Boituva, onde são confeccionadas perucas que são doadas gratuitamente as pacientes que se encontra em algum tipo de tratamento na unidade de saúde. Orientações sobre os procedimentos para a doação podem ser conseguidas através dos telefones (034) 3831-9797 e 3831-9792.
Luiz Cabral/ASCOMHCP