Enfermeiras participam de palestra no Hospital do Câncer

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Como parte de uma das primeiras ações que serão desenvolvidas ao longo desse mês de outubro, o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, promoveu na sexta-feira dia 02/10 uma palestra de “Orientação de Exames de Papanicolau”, transmitida para um grupo de 23 enfermeiras e enfermeiros que atendem nas Unidades Básicas de Saúde da rede pública municipal. A palestra foi proferida pelo Dr. Mateus Campos de Siqueira, patologista cirúrgico do Hospital do Câncer que, destacou a importância e os cuidados necessários na hora de colher material nos exames de papanicolau.

Para a coordenadora de Atenção Primária de Saúde municipal Kelly Cristina Guimarães a Secretaria pretende desenvolver atividades especificas voltadas à saúde da mulher durante esse mês de outubro. “O evento foi programado já que os procedimentos de analises de exames citopatológicos serão realizados com o laboratório do Hospital do Câncer”, afirmou.

Na oportunidade, foi desenvolvida a palestra com orientações para melhor preservação do material colhido nos exames, reforçando necessários os cuidados sobre todo o material que é encaminhado para analises. “Com isso nos vamos garantir que o material coletado dessas mulheres vão chegar em boas condições para que possam ser analisados para que tenhamos resultados seguros para à assistência necessária em qualquer intercorrência mediante ao exame”, avalia Kelly.

Objetivos

Segundo a coordenadora Kelly, o objetivo principal é o de estar prestando um serviço de qualidade à comunidade, salientando que esse exame é de fundamental importância para o diagnóstico do câncer do colo do útero, com as orientações e a busca sendo feita pelos agentes de saúde comunitários nos domicílios, captando mulheres para a coleta nas Unidades Básicas de Saúde. “Quando esse material é coletado em quantidade e qualidade ele vem justamente atender as necessidades dos profissionais que fazem as analises dessas amostras. Informando a população de uma possível intercorrência em tempo hábil, poderemos garantir que o tratamento seja iniciado precocemente com maior garantia de sucesso e recuperação dessas pacientes”, afirmou.

Para o patologista Dr. Mateus Campos de Siqueira a palestra é realizada para afinar uma melhor comunicação entre os profissionais, sendo que o objetivo final é propiciar um melhor atendimento a população, oferecendo um exame de qualidade para o paciente, buscando um resultado “fidedigno” com uma padronização de procedimentos. Segundo Mateus, a prevenção sempre é o melhor caminho e tendo uma coleta de material bem feita os resultados dos exames serão conclusivos. “Não adianta termos o melhor laboratório de patologia e os melhores profissionais, se o material não é colhido e preparado com critérios, o que é feito na unidade de saúde pelo próprio profissional de enfermagem, que vai conversar com o paciente, se informar e oferecer um  material de forma adequada para que tenhamos os melhores resultados possíveis”, avalia Dr. Mateus.

Luiz Cabral/ASCOMHCP