Dados dos atendimentos oncológicos do país evidenciam como trabalho do HC Patrocínio é feito com agilidade e excelência

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

Reportagens publicadas na mídia nacional esta semana revelam o quadro de dificuldade para o atendimento de pacientes de câncer no Brasil. Um exemplo disso vem de São Paulo, com uma fila enorme e com muitos pacientes há bastante tempo aguardando.

De acordo com a Revista Exame, o secretário de Saúde do Estado Eleseus Paiva, no dia 2 de janeiro, se deparou com 1.560 pacientes oncológicos em fila de espera por tratamento. Hoje são 1.536, “algo inaceitável”, afirmou. Ele disse ainda ser mais preocupante que cerca de 50% desses pacientes tinham de 7 a 8 meses em fila. “O tempo de espera em oncologia está ligado proporcionalmente à resolutividade, ao prognóstico deste paciente”, disse o secretário, ao destacar que o Estado quer atingir a meta de “razoabilidade” de 60 dias de espera.

“Estes dados nos mostram o quanto o atendimento oncológico está sobrecarregado no país inteiro. Por outro lado, ao fazermos um comparativo, demonstram o quanto o nosso atendimento no Hospital do Câncer de Patrocínio é feito com agilidade e com qualidade, afinal de contas, é tudo realizado com muito amor”, diz o Presidente Thiago Miranda de Oliveira.

No HC Patrocínio a primeira consulta com o oncologista clínico acontece em média de 7 a 10 dias (muitas vezes, até antes desse prazo). Para a consulta com urologista e mastologista, a média é de 7 a 15 dias e com oncologista cirúrgico (para tratamento de câncer de pele) em torno de 15 dias.

Outro exemplo de agilidade é para o começo do tratamento. Houve casos de início da quimioterapia já no mesmo dia da consulta, mas no geral em apenas cinco dias os pacientes já começam o procedimento. Há também rapidez na realização de cirurgias no bloco cirúrgico da Santa Casa ou de cirurgias ambulatoriais, que levam em torno de um mês para acontecerem.

“Toda essa eficiência se deve a uma diretoria batalhadora, a um excepcional quadro de colaboradores, de médicos altamente capacitados e, principalmente, do apoio da comunidade, que nos ajuda com eventos e todo tipo de doações. Assim conseguimos manter tudo rigorosamente em dia, tratando nossos pacientes oncológicos com excelência”, finaliza Thiago Miranda.

(André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio)