Nesta semana, a Câmara Municipal de Serra do Salitre/MG aprovou por unanimidade um projeto de lei que reconhece o Hospital do Câncer de Patrocínio como entidade de utilidade pública. A superintendente da instituição, Andreia Ribeiro de Almeida, esteve presente à sessão e agradeceu aos vereadores pela importante aprovação.
A vereadora Flávia Silva Araújo foi a autora do projeto e explicou que a ideia surgiu ao observar iniciativa semelhante na cidade de Araxá. A longa distância até Barretos/SP, onde muitos pacientes oncológicos da região realizam tratamento, foi um dos fatores que a motivaram. A vereadora destacou que a existência do HC Patrocínio, que é parceiro do Hospital de Amor de Barretos, reduzirá significativamente o desgaste dos pacientes. “Para nós, que estamos a 40 km de Patrocínio, esse desgaste, que hoje seria em torno de 330 km, agora será reduzido em mais de 8 vezes”, ressaltou.
Flávia também enfatizou as vantagens de se reconhecer uma entidade como de utilidade pública. “Isso trará muitas coisas positivas, como parcerias, isenção de impostos e arrecadação de fundos”, explicou. A vereadora lembrou ainda do trabalho voluntário realizado pela comissão de Serra do Salitre, que representa a cidade em Barretos, em parceria com entidades e a população, organizando eventos em prol do hospital. Com o título de utilidade pública, ela espera que novas portas se abram para mais eventos e contribuições direcionadas a Patrocínio.
A lei fortalece o HC Patrocínio e serve de exemplo para outras cidades da região. “A aprovação desse projeto, como aconteceu em Araxá, representa um passo significativo para o hospital e para os pacientes oncológicos da região. Muito obrigado à Flávia, aos demais vereadores e ao prefeito Joca. Vocês demonstram ser pessoas públicas comprometidas com o bem-estar dos moradores de Serra do Salitre ao apoiar nossa obra. É a prova de que a região está abraçada com a nossa causa”, enaltece o presidente Thiago Miranda de Oliveira.
André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio