Março Lilás é lançado no Instituto de Prevenção Júlia do Prado em Patrocínio

Tamanho da fonte do texto: Maior (A+) | Menor (A-)

O Instituto de Prevenção Júlia do Prado, em Patrocínio, deu início, na tarde da última quinta-feira (27), à campanha Março Lilás, voltada à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero.

A iniciativa, promovida pelo Hospital de Amor, reforça a importância dos exames preventivos e do acesso à informação para a saúde da mulher.

Durante o lançamento da campanha, a gestora do Instituto, Ana Paula Ribeiro, ressaltou o papel fundamental da prevenção. “Assim como o Outubro Rosa, queremos que o Março Lilás tenha a mesma grandiosidade e impacto. Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero”, afirmou.

A superintendente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Andreia Ribeiro, também enfatizou a relevância da mobilização. “Esse mês, que antes ficava apagado ou se misturava com o Outubro Rosa, agora ganha força com a realização de várias ações para informar e mobilizar a comunidade”, destacou.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama de Patrocínio, a médica Dra. Gabriela Guimarães, a vereadora Lisandra da Saúde, a secretária municipal de Saúde de Guimarânia, Fabiana Bustamante, e representantes de cidades vizinhas.

A programação do Março Lilás inclui palestras em unidades de saúde, empresas e instituições de ensino, além da ampliação da oferta de exames preventivos.

Mulheres entre 25 e 64 anos podem realizar gratuitamente o exame preventivo no Instituto de Prevenção Júlia do Prado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O câncer de colo do útero é um dos tipos com maior potencial de controle e até eliminação. As principais estratégias de enfrentamento incluem a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), cuja infecção persistente é o principal fator de risco, e a detecção precoce de lesões precursoras da doença. Com diagnóstico e tratamento adequados, é possível alcançar altas taxas de cura.

André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio