Os patrocinenses têm sido extremamente solidários com a causa do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, fazendo inúmeras doações e realizando ou participando de eventos em prol da instituição, ou seja, ajudando das mais variadas formas.
Ainda assim, o tratamento oncológico tem valores muito altos e o HC não é credenciado ao SUS, portanto, ao atender gratuitamente os pacientes enfrenta dificuldades para conseguir arcar com todos os custos.
A situação financeira se tornou tão preocupante que no próximo mês de janeiro a diretoria do Hospital irá se reunir em assembleia para avaliar o não atendimento a novos pacientes, uma vez que o número atual já extrapolou em muito a capacidade financeira da instituição.
Diante deste quadro, dando sequência às conversas iniciadas no início desse ano com a participação da Santa Casa de Patrocínio e da Prefeitura, o presidente do HC Thiago Miranda Oliveira, a secretária-executiva Andréia Ribeiro Almeida e diretores participaram de uma reunião com o prefeito Deiró Marra nesta quarta-feira (6).
Thiago explicou as dificuldades financeiras vividas atualmente pelo hospital, que realiza diversos tipos de tratamentos e cirurgias, funciona de forma conveniada ao Centro Oncológico Az do Noroeste de Patos de Minas e em virtude do grande número de atendimentos este convênio já está extrapolando inclusive o extra teto de recursos financeiros disponíveis.
A diretoria do HC apresentou uma alternativa que remete a uma verba remanescente da pactuação 2017, que pode ajudar a reverter em curto prazo à questão financeira do hospital. O prefeito imediatamente acionou o Secretário de Saúde Humberto Donizete Ferreira, para levantar as possibilidades de reversão desta verba ao Hospital do Câncer de Patrocínio, se prontificando a buscar inclusive em Belo Horizonte e Brasília o apoio necessário para tanto.
Bebé afirmou ainda que irá apoiar adequações no Orçamento do Município para possibilitar o aumento no número de exames cedidos ao Hospital do Câncer pela Prefeitura.
Atualmente a instituição atende cerca de 500 pacientes de câncer.
(André Luiz Costa / Comunicação HC de Patrocínio com ASSCOM-PMP)